5 dicas de decoração para lofts

Lofts são espaços residenciais que originalmente foram construídos para uso industrial ou comercial, sabia? Depois, o mercado imobiliário identificou que poderiam se tornar uma tendência para moradia, porque mais pessoas começaram a procurar por espaços menores, para economizarem na manutenção e limpeza de suas casas.

Hoje, encontramos lofts de todo tipo, inclusive amplos espaços e lofts abertos com teto alto. Cada um tem sua particularidade, mas todos têm algo em comum: precisam ter o design ideal, para você sentir que chega no seu refúgio: um cantinho que te oferece proteção, segurança, paz e muito conforto.

Sabendo que esses imóveis têm sido cada vez mais procurados aqui na Kotel, hoje decidimos te trazer dicas de decoração para lofts!

 

1 – Decore zonas de convivência

 

As áreas de convivência são espaços comuns que foram criados para serem compartilhados com visitantes e familiares, podendo até ser instalados em espaços ao ar livre, como terraços e pátios. Não importa quantos metros quadrados tenha o seu cafofo: as ideias para decorar um loft que trouxemos aqui vão ajudar a tornar seu espaço aconchegante e convidativo!

 

Para sua sala de estar

 

dicas de decoração para lofts

 

Móveis confortáveis

 

Além de pensar na funcionalidade, você precisa pensar no conforto. Só assim vai desfrutar do seu lar de verdade quando chegar em casa, não concorda? A dica é escolher os sofás mais espaçosos, ou decorar seu estofado com almofadas coloridas. Pode escolher em variadas cores, só não misture muitas estampas, ok? Uma manta também pode criar um destaque interessante, em especial se colocada de forma transversal no encosto de cadeiras e poltronas: fica um charme!

 

Tapetes coloridos

 

Se você optou por paredes brancas e móveis em tons neutros, pode trazer um charme adicional ao espaço com tapetes coloridos. Como decorar um loft pequeno pode ter algumas limitações, decorar as paredes não é a única opção: o tapete certo pode tornar o ambiente muito mais estimulante, requintado ou descontraído. Tudo depende da cor e do design que você escolher!

 

Para a sala de jantar

 

Mesas e cadeiras combinando (mas nem tanto!)

 

Não é porque sua mesa é toda de madeira que o encosto precisa ter também. Já pensou em colocar ali um assento de cadeira? Além de deixar o móvel mais confortável, traz uma cor diferenciada e personaliza todo o seu conjunto. Colocar travessas ou mesmo vasos de flores em cima da mesa também traz aquele toque especial!

 

Decoração na parede

 

Não recomendamos que utilize parede espelhada caso sua mesa de jantar esteja junto da cozinha. Isso porque altas temperaturas, por conta do fogão, podem não combinar com espelho, mas em contrapartida a ideia é ótima se sua mesa de jantar está junto da sala: isso proporciona uma sensação de maior amplitude do seu ambiente, mesmo que o cômodo seja pequeno. Aqui, também vale uma decoração para loft pequeno simples: quadros na parede! Eles podem ter cores que se destacam do ambiente e são ótimos aliados para uma sala de jantar super estilosa..

 

2 – Favoreça aquilo que é só seu!

 

Ambiente de estudo e trabalho

 

dicas de decoração para lofts

 

Não são só as áreas comuns que precisam ser de bom gosto! O cantinho que é só seu também tem máxima importância. Afinal, em especial para quem faz home office, pode ser onde você passa a maior parte do seu dia, não concorda?

 

Escrivaninha funcional

 

Existem inúmeros modelos que fogem do convencional e são parte das dicas de decoração, facilmente esquecidas. Algumas escrivaninhas já acompanham prateleiras para expansão do seu espaço vertical; outras, possuem gavetas ocultas que são adequadas para um design mais minimalista. Ao invés de optar por tons neutros, você pode escolher um nível que tenha cor parecida com a de outros objetos que fazem parte da sua decoração. Não se esqueça de acrescentar esculturas, porta-retratos, livros ou porta-canetas que sejam a sua cara!

 

Cadeira prática, mas adequada

 

Quem disse que a cadeira da escrivaninha precisa ser só confortável? Ela pode ter um design bem intencional que é a cara do seu home office! Programadores, publicitários e quem tem personalidade descolada, adoram uma gamer. Gerentes corporativos, advogados e professores talvez optem por cadeiras de couro, com rodinhas. Há ainda estudantes que priorizam o conforto, e vão querer cadeiras de tecido ou com alguma almofada. O mais importante é você se sentir bem!

 

Organizadores de mesa

 

Essa dica é para quem precisa de praticidade e detesta ver tudo bagunçado! Os organizadores vão separar o lugar de cada coisa: canetas, lápis, tesouras, grampeadores, clipes, cartões, notas adesivas e outros objetos pequenos que geralmente ficam espalhados pela mesa. Alguns modelos têm até compartimentos para guardar celulares, tablets e dispositivos eletrônicos. Uma excelente opção para manter a produtividade e o foco durante o trabalho ou estudo, além de ajudar a deixar o ambiente mais agradável, não acha?

 

3 – Explore a iluminação pela casa

 

dicas de decoração para lofts

 

Cortinas translúcidas

 

Além de filtrarem a luz e o calor excessivo de cada ambiente, elas são uma ótima combinação para o seu espaço, proporcionando a sensação de maior conforto e privacidade. As cortinas são geralmente feitas com tecido leve e elegante, que adiciona um toque de requinte: uma decoração simples para loft de bom gosto!

 

Tecido, estilo e cor

 

Existem diversas opções de tecidos para cortinas translúcidas, sendo os mais comuns: voil, linho, seda sintética, organza e poliéster. Cada tecido tem suas características próprias, como o voil que é mais leve e fluido, ideal para criar um ambiente mais delicado e romântico, ou o linho que tem um visual mais rústico e natural, conferindo um ar de conforto e aconchego. 

O único cuidado pode ser com o tom das suas cortinas: se escolher uma cor muito intensa ou muito apagada que não combina com as outras cores do seu ambiente, a sofisticação vai para o espaço e suas cortinas se tornam chamativas ou ficam muito sem graça no seu ambiente. Fica a dica!

 

Transparência 

 

As cortinas translúcidas têm diferentes níveis de transparência para a decoração de lofts, que podem variar de acordo com o tecido escolhido. Em geral, os mais finos e leves, como a seda ou o voal, apresentam maior transparência, garantindo um efeito mais delicado e suave na decoração. 

Já os tecidos mais encorpados e pesados, como o linho ou o algodão, apresentam menor transparência, bloqueando parcialmente a entrada de luz e garantindo mais privacidade. 

 

Iluminação adequada

 

A temperatura de cor da iluminação refere-se à aparência de cor da luz, que vai de um tom azulado até mais amarelada. Esse ponto, em especial,  pode fazer toda a diferença no visual do seu ambiente. Você pode optar por luzes mais amareladas para criar um clima mais acolhedor, enquanto luzes brancas frias podem deixar o espaço mais moderno e sofisticado.

Outra ideia é criar camadas de iluminação, como luzes de teto, luminárias de piso ou mesa e spots direcionais, para gerar uma sensação de profundidade e destacar elementos específicos do espaço. A iluminação indireta, como fitas de LED ou luminárias embutidas, também cria uma luz suave e difusa que ajuda a destacar a textura das paredes e objetos decorativos, enquanto dimmers ajudam no controle de intensidade da luz.

 

4 – Escolha o seu estilo 

 

Essa pode ser uma das dicas de decoração para lofts mais valiosas que você vai ler. Às vezes, compramos algum item para nossa casa do qual enjoamos muito depressa. Isso acontece porque o estilo simplesmente não condiz com a nossa personalidade! Então preste bem atenção para nunca mais errar na combinação de móveis:

 

dicas de decoração para lofts

 

Estilo clássico

 

Inspirado na arquitetura e decoração europeia dos séculos XVII e XVIII, caracteriza-se por móveis elegantes, tecidos ricos, cores sóbrias, traços arredondados e materiais nobres.

Estilo contemporâneo

 

Combina elementos modernos e minimalistas com formas limpas e simples, cores neutras e materiais como vidro, metal e concreto.

 

Estilo industrial

 

Inspirado em fábricas e galpões, usa elementos como paredes de tijolos, tubulações expostas e móveis de metal ou madeira. Ótimo para combinar com paredes cimentadas, cor azul marinho, objetos de aço e detalhes em ferro.

 

Estilo rústico

 

Valoriza materiais que remetem ao meio ambiente, como madeira, pedra e tijolo, proporcionando uma sensação de conforto e acolhimento. Luzes amareladas combinam muito bem, assim como flores, plantas e quadros de paisagem.

 

Estilo escandinavo

 

Originário dos países nórdicos, apresenta uma estética minimalista, com cores claras, móveis de linhas retas e materiais naturais. Favorece a iluminação solar e abusa de elementos em tonalidades neutras, como cinza, bege e branco. Ele é parecido com o estilo clássico, porém com móveis mais contemporâneos.

 

Estilo boêmio

 

Tem mistura de cores, texturas e padrões para uma sensação de liberdade. Pode abusar de estampas, objetos hippies, velas, estatuetas e incensos.

 

5 – E por fim, não erre nas cores!

 

De que adianta conhecer bem o seu estilo, escolher todos os móveis, iluminação e cortinas que mais combinam com sua personalidade, mas errar nas cores? Além de você precisar manter uma padronização de tons (como cores foscas, tons vibrantes ou mesmo pastéis), a boa combinação da paleta de cores pode ser essencial para destacar um determinado cantinho ou objetos e também para esconder o que não deve estar no seu ambiente. Vários aplicativos podem te ajudar com isso!

 

Tons terrosos

 

São cores que remetem à natureza, como marrom, bege, verde musgo e terracota, bastante utilizados em decorações rústicas e boêmias para trazer aconchego aos ambientes. 

 

Neutros quentes

 

São cores mais suaves e aconchegantes, que possuem um tom amarelado ou rosado, como o nude, o rosa queimado, o salmão e pêssego. Ideais para ambientes como quartos, salas de estar e jantar, trazem conforto e relaxamento e agregam muito ao estilo contemporâneo e industrial.

 

Cores sóbrias

 

São tons mais fechados e discretos, como o cinza, preto e marrom escuro. Essas cores são muito utilizadas em ambientes corporativos e de trabalho, pois transmitem seriedade e profissionalismo. Também podem ser utilizadas em decorações mais modernas e minimalistas, e por isso combinam muito com estilo clássico e escandinavo.

 

O Loft perfeito para você 

 

Agora que você já recebeu todas as dicas de decoração para lofts, só falta achar aquele que é perfeito para você! A imobiliária Kotel tem um acerto especial de lofts disponíveis para venda ou locação em Porto Alegre.

Com essas dicas, você pode agendar visita ao imóvel ideal junto de um de nossos especialistas, que estará à disposição para te apresentar as melhores possibilidades e mostrar todos os benefícios de cada região! Entre em contato para providenciar seu novo lar!