Decoração em varanda de apartamentos

Dicas de decoração em varanda de apartamentos

Aqui na Kotel, já reparamos que quem busca por apartamentos acaba priorizando os que têm varanda, sabendo que o espaço pode ser utilizado para receber visitas, para lazer ou mesmo trabalho.

Há ainda quem adore fechar sua varanda com vidro e transformar um espaço em um pequeno escritório ou ambiente de estudos.

Independente de sua intenção, não pode faltar aquela criatividade para cuidar da decoração em varanda de apartamentos, e hoje esperamos te ajudar com isso!

 

Primeiro passo: decida o que vai fazer com ela!

Se a varanda já não veio acompanhada de churrasqueira, você pode decidir transformar o espaço no cantinho do home office, em uma pequena biblioteca, ateliê ou mesmo no seu jardim pessoal. Pode ser um espaço para receber visitas, ideal para sua área gourmet ou apenas uma expansão de sua sala. 

De toda forma, essa decisão é essencial para que a gente possa seguir adiante falando sobre cor das paredes, móveis e revestimento, combinado?

 

Vidros em varandas de apartamentos

Ter ou não ter?

Não é incomum encontrarmos varandas envidraçadas. Há moradores que realmente optam por não ter sua varanda toda aberta, por causa do vento frio, chuva e às vezes até por conta da escolha das plantas que ali serão colocadas.

Normalmente, a escolha entre colocar vidros em varandas do apartamento ou não vem influenciada pelo que decidiu transformar o ambiente. Se for uma área para home office, leitura ou extensão de sua sala, é fortemente recomendado envidraçar se assim o condomínio permitir.

 

Móveis e nichos adequados para varandas

A escolha do uso de nichos e prateleiras é recomendada para quem tem varandas pequenas, porque assim consegue aproveitar mais o espaço aéreo para inserir mais coisas. Prateleiras verticais e pallets podem tornar o ambiente mais aconchegante e remeter a natureza.

Nos nichos, você poderá guardar objetos decorativos, itens essenciais para o seu home office e até decorar o seu ambiente com plantas para varandas, desde que elas sejam adequadas para a quantidade de luz solar (ou mesmo chuva) que ali podem entrar. 

Para quem pretende utilizar sua varanda como escritório, cantinho da leitura ou espaço de home office, os nichos nas paredes podem ser recomendados para guardar documentos e até apoiar aparelhos, como impressoras. 

Sendo assim, eles ajudam a combater certo preconceito e superar vários desafios quanto ao espaço, que normalmente é pequeno, liberando ainda mais o espaço para circulação e convivência. 

 

Plantas para varandas

Como mencionamos acima, independente da finalidade do seu espaço, escolher flores e reforçar a vegetação pode trazer muita vida, graça e conforto para o seu ambiente.

Há a opção de se instalar um jardim vertical ou plantas em vaso, mas sempre atento aos cuidados de cada folha, para que você cultive e cuide respeitando sua rotina e interesse.

Algumas plantas podem não ser adequadas para a incidência direta de raios solares, como Lírio da Paz, enquanto outras precisam da adubação correta e serem regadas com certa frequência.

 

Jardim vertical

Também conhecido como parede verde, normalmente é composto por plantas resistentes à luz solar e que não precisam de regação diária. Esse jardim trabalha com vasos instalados em uma estrutura de metal ou madeira fixa na parede.

Redes e móveis interessantes

Ele traz uma atmosfera de modernidade, sofisticação e vitalidade para o apartamento. Como principais benefícios está a redução da temperatura dos ambientes pela sensação de frescor, absorção de ruídos externos, aumento da umidade no ar (o que te beneficia no tempo seco), melhora da qualidade do ar interno, contribui com o aroma que chega ao seu apartamento, melhora sensação de bem-estar e alto astral e protege as paredes da Chuva e do Sul.

 

Plantas em vaso

Essa alternativa é interessante para quem decidiu tornar sua varanda um verdadeiro jardim e não um ambiente funcional, porque necessitará de diferentes superfícies ou jardins suspensos para que se possa ter variabilidade de plantas.

Decoração em varanda de apartamentos

Dessa forma, cada flor terá atendida a sua particularidade, melhor posicionamento diante do sol, frequência ideal para ser regada e receber a luz solar.

É muito importante que você pesquise e converse com a floricultura sobre toxicidade de algumas folhas. Isso porque alguns pets, hoje tão presentes no apartamento (gatos e cachorros, principalmente) podem se interessar por mastigar algumas folhas, que podem ser tóxicas para sua saúde e prejudicar seriamente o seu organismo. 

Então, não basta se encantar por determinada planta ou flor: é preciso garantir que ela será segura para o seu espaço, combinado?

 

Redes e móveis interessantes

É impossível falarmos de decoração em varanda de apartamentos sem pensar em onde sentaremos ou deitaremos no ambiente.

Decoração em varanda de apartamentos

Quem pretende transformar a varanda em um jardim ou cantinho da leitura, recomenda-se a instalação de uma rede para agregar conforto e otimizar a ambientação do seu ambiente. Ela pode inclusive ser em uma tonalidade forte, uma cor marcante que seguirá o seu gosto pessoal e trará mais personalidade para o seu espaço.

Contudo, se seu objetivo é transformar a varanda em uma área de home office, é recomendado no máximo um pufe e uma mesinha central ou mesmo armário. Isso porque além de sua escrivaninha e poltrona principal, não é indicado ter muitos objetos para evitar competição do espaço ou atrapalhar na sua circulação local.

Para quem seguiu nossa dica de ter nichos nas paredes, alguns desses itens podem ser desnecessários, o que te permite incrementar sua varanda somente com o que será sua decoração, como esculturas e tapetes.

Por fim, quem optou por transformar a varanda em uma área gourmet, uma boa combinação de mesas e cadeiras pode ser o ideal. Opte por aço se a decoração do seu apartamento for mais moderna, por madeira se busca uma ambientação mais conectada a natureza, e vidro se quer um ambiente mais romântico ou refinado.

 

Cortinas em varandas

Se você optou por não colocar vidro em sua varanda, uma tela de proteção pode ser recomendada caso tenha crianças ou pets no apartamento.

Mas caso tenha envidraçado, é possível que uma cortina se faça necessária não só para melhorar sua privacidade, mas proteger que qualquer coisa no seu ambiente seja danificada por incidência direta dos raios solares. 

Existem diferentes cortinas que podem participar da sua decisão, cada uma recomendada para um tipo de varanda:

 

Use blackouts se transformou em escritório!

Se você tornou sua varanda um cantinho para trabalhar ou estudar, recomendamos o uso de blackouts. O objetivo, além de garantir sua privacidade e concentração por não se distrair com o que vislumbra no exterior, é proteção térmica e vedação completa dos raios solares, o que pode tornar o uso do ambiente mais agradável durante o dia.

 

Opte por cortinas translúcidas no caso de jardins

Se sua varanda está focada em plantas e flores, você pode tornar o ambiente ainda mais romântico com o uso de cortinas leves e translúcidas, que permitem a passagem parcial de luz sem agredir suas folhas, mas também garantindo a manutenção de sua saúde com a quantidade ideal de raios solares. 

 

Persianas e cortinas especiais

Existem cortinas especiais em rolo, formato de miragem, recorte na vertical e outras que bloqueiam parcialmente ou totalmente a passagem de luz. A principal diferença está na estética, que pode apresentar cortinas mais refinadas, modernas ou discretas, dependendo do seu gosto.

Decoração em varanda de apartamentos

Outra alternativa é o uso de persianas, que permite fechamento e abertura mais prática para o dia a dia. 

Ambas são recomendadas para varandas que se transformaram em um espaço gourmet ou serão preparadas para receber visitas, como um espaço de lazer para relaxar.

 

Guia prático para decorar a varanda

Para te ajudar ainda mais com a sua decoração em varanda de apartamentos, decidimos reunir aqui um kit de itens para você selecionar e combinar da melhor forma possível, de acordo com a funcionalidade que você definiu para o seu espaço:

 

👉 Para home office: envidraçamento, instalação de cortinas blackout, escrivaninha, cadeira de escritório, nichos auxiliares nas paredes e algum objeto decorativo, como uma escultura. 

Evite tapetes para não atrapalhar a circulação de sua cadeira, mas se preferir utilizar, não opte pelos felpudos, evitando assim que os trilhos de sua cadeira enrosquem. 

 

👉 Cantinho da leitura: tapete, puff ou poltrona, prateleira colorida, quadro para decorar o ambiente, flor que combine com a sua área, envidraçamento e uso de cortinas especiais ou persianas.

 

👉 Espaço gourmet: plantas suspensas ou flores em paredes verdes, uso de fonte de água e envidraçamento com cortinas translúcidas ou não vedar o ambiente com nenhum vidro, podem favorecer o seu ambiente. Tenha pelo menos uma mesa pequena para aproveitar a área de instalação da sua churrasqueira.

 

👉 Jardim privado: caracterizado por plantas suspensas, em vaso ou nas paredes, recomendamos que você tenha um nicho ou armário para guardar todos os seus itens de jardinagem e uma mesa central para praticar jardinagem.

 

👉  Área para lazer: podendo ser um espaço aberto ou com envidraçamento (neste caso, recomendamos uso de cortinas parcialmente translúcidas ou persianas). Uma rede pode fazer toda a diferença. Para tornar o ambiente ainda mais aconchegante, você pode ainda adicionar plantas e nichos.

 

Confira aqui opções de apartamento em Porto Alegre!